Quais os cuidados que devemos ter com as amostras e envio?
A coleta das amostras é essencial para o sucesso de um exame. Cerca de 85% dos erros nos resultados ocorrem por problemas na fase pré-analítica, ou seja, antes da entrada do exame no laboratório. As amostras devem ser corretamente coletadas e identificadas, obedecendo as normas e os períodos de jejum.
-
A qualidade da coleta e armazenamento significa qualidade no resultado. Por isso, você é o responsável pela qualidade de seus exames.
-
Identifique corretamente os frascos com o nome/número do paciente.
-
Marque corretamente quais exames solicitados na requisição.
-
Informe todos os dados da requisição de acordo com nosso guia.
-
O Médico Veterinário remetente tem a responsabilidade legal de preencher e assinar corretamente a ficha de requisição de exames, bem como ser responsável pelos termos de consentimento dos tutores/clientes. Mais informações, acesse este link.
-
Amostras fora do padrão exigido podem não ser analisadas a fim de se evitar possíveis erros laboratoriais.
-
Pouca quantidade de amostra, amostras hemolisadas ou lipêmicas causam alteração em valores dos resultados.
-
Verifique a validade dos tubos e materiais de coleta para evitar alterações nos resultados laboratoriais.
-
Amostras armazenadas com resfriamento, congelação ou temperatura ambiente devem obedecer cada tipo de exame. Caso necessite de ajuda, sempre estaremos disponíveis para ajudá-los. Entre em contato através de nossos whatsapps.
-
Amostras em formol devem obedecer a proporção 1:10 (ou seja, a quantidade de formol deve ser 10 vezes maior que o tamanho da amostra. Amostras maiores de 5cm devem ser seccionadas para auxiliar na fixação).
Mais informações estão presentes em nosso GUIA DE EXAMES.