INSULINA (DOSAGEM)
Alta concentração de insulina em um paciente com hipoglicemia (hiperinsulinemia absoluta) é compatível com insulinoma. Se a concentração de insulina situase na faixa de valores moderados a elevados do intervalo de referência (hiperinsulinemia relativa), ainda é provável que haja insulinoma porque a concentração de insulina deve ser baixa ou não detectável quando a concentração sanguínea de glicose baixa. Concentração sérica de insulina no limite inferior do intervalo de referência é questionável e considerada não diagnóstica. Insulinoma continua sendo uma possibilidade . Concentração de insulina abaixo do intervalo de referência em um animal com hipoglicemia representa uma resposta fisiológica normal, portanto, não compatível com o diagnóstico de insulinoma.
Para suspeita clínica de diabetes, a insuficiência na secreção de insulina acompanhada de hiperglicemia sugere diabetes mellitus tipo 1, mais comum em cães.
Caso a hiperglicemia venha acompanhada de hiperinsulinemia (estágios mais precoces) ou concentrações normais de insulina, o quadro pode ser creditado à resistência insulínica, que determina diversas manifestações clínicas e doenças, como diabetes mellitus tipo 2 (predominante em gatos), hipertensão e doenças cardiovasculares.
A resistência insulínica pode ocorrer de forma secundária a várias doenças em cães e gatos, por isso, é importante investigar a causa base.
O aumento de peso e a resistência insulínica são os principais fatores de risco para desenvolvimento de síndrome metabólica em felinos. A síndrome metabólica (SM) é um conjunto complexo de fatores de risco que juntos podem predispor ao desenvolvimento de doenças secundárias.
Em bovinos, a resistência insulínica pode ocorrer durante o período de crescimento fetal, produção de leite e balanço energético negativo.
Já para equinos, uma alta concentração de insulina sérica é um indicador bastante sensível do adenoma pituitário. Além disso, a dosagem de insulina e glicose associadas podem direcionar a avaliação de síndrome metabólica nesta espécie.
Amostra: soro(tubo vermelho)
JEJUM: 8 horas
Método: Quimioluminescência
Causas de Rejeição: hemólise acentuada, lipemia, amostra em tubo errado, amostra insuficiente.
Exames correlacionados: glicose.
PRAZO: 4 dias úteis