17-Hidroxiprogesterona
🔴

17-Hidroxiprogesterona 

Alguns cães com sinais clínicos clássicos de hiperadrenocorticismo e com achados hematológicos e bioquímicos típicos da doença apresentam resposta do cortisol normal tanto ao estímulo do ACTH quanto à supressão com baixa dose de dexametasona. Esses casos são denominados “hiperadrenocorticismo atípico”. Tem se

sugerido que os casos de hiperadrenocorticismo atípico podem representar um distúrbio da via de produção de esteroides e que alguns dos precursores do cortisol, como 17αhidroxiprogesterona, podem se apresentar anormalmente elevados. A concentração de 17αhidroxiprogesterona circulante mostra uma resposta exagerada à estimulação com ACTH, tanto no hiperadrenocorticismo típico quanto no atípico, com aumento da concentração de 17αhidroxiprogesterona.


É importante ressaltar que a interpretação dos resultados da 17-OHP deve ser feita em conjunto com outros exames e dados clínicos, e que a dosagem isolada não é suficiente para confirmar ou descartar o diagnóstico de HAC ou outros problemas adrenais. 

Amostra: soro (tubo vermelho)  

opções de 1 amostra sigla (HIDROX) e 2 amostras sigla (HIDROX2)

JEJUM: 8 horas

Método: Quimioluminescência 

Causas de Rejeição: hemólise acentuada, lipemia, amostra em tubo errado, amostra insuficiente.

Exames correlacionados:  PERFIL HIPERADRENOCORTICISMO, CORTISOL, TESTE DE SUPRESSÃO COM DEXA OU TESTE DE ESTÍMULO COM ACTH, FA, HEMOGRAMA, PROGESTERONA.

PRAZO:  10 dias úteis